segunda-feira, 22 de junho de 2020

1) Por Ter um Senso da Presença do Senhor Conosco – Comunhão

Vamos, antes de tudo, abrir em Êxodo 33:13-15: “Agora pois, se tenho achado graça aos Teus olhos, rogo-Te que agora me faças saber o Teu caminho, e conhecer-Te-ei, para que ache graça aos Teus olhos: e atenta que esta nação é o Teu povo. Disse pois: Irá a Minha presença contigo para te fazer descansar. Então disse-Lhe: Se a Tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui”. Esta é a primeira grande maneira pela qual o Senhor guia Seu povo – tendo um senso de Sua presença conosco. Talvez possamos dizer que é a maneira mais alta e mais pura para ser conduzido.
Moisés estava buscando orientação do Senhor para levar os filhos de Israel através do árido deserto para a terra prometida de Canaã. O Senhor disse: “irá a Minha presença contigo”. A presença do Senhor os lideraria. Isso se manifestaria na nuvem de glória de Shekinah[1], que habitava no tabernáculo. Quando ela se movia, eles deveriam desmontar o acampamento e segui-la. Quando parava, eles deveriam parar e montar acampamento lá (Nm 9:15-23). Era realmente muito simples para eles terem a orientação do Senhor. Tudo o que eles precisavam fazer era ficar de olho na nuvem e ficar embaixo dela quando ela se movia. Era um escudo para eles do Sol quente durante o dia e uma coluna de fogo fornecendo luz para eles durante a noite (Sl 105:39). É uma bela figura de ser dirigido por ter uma percepção da presença do Senhor.
Quando Moisés disse: “Se a Tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui”, ele estava realmente dizendo: “Senhor, se não podemos ter Tua presença conosco, não queremos ir!” É assim que deve ser conosco. Não devemos querer ir a lugar algum neste mundo ou dar qualquer passo em nossa vida, se não pudermos ter a sensação da presença do Senhor conosco. O que estou falando aqui é uma sensação de paz que todo Cristão deve ter em sua vida que vem de andar com o Senhor. Colossenses 3:15 diz: “Reine em vosso coração a paz de Cristo” (ARF). Esse é o estado Cristão normal, porque estamos em comunhão com o Senhor. Nunca devemos deixar que nada entre em nossa vida que perturbe essa paz.
O estado Cristão normal é andar em comunhão com o Senhor; se isso é algo habitual, quando damos um passo errado, sentiremos que algo está fora de ordem – em outras palavras, perderemos a paz. É então que devemos refazer nossos passos e procurar permanecer no caminho de fazer a vontade de Deus. Dessa maneira, o Senhor nos guia tendo um senso de Sua presença. Mas se você normalmente não tem comunhão com o Senhor em sua vida, não saberia o que é perder o sentido daquilo que está acostumado a não ter. Mas isso é uma coisa triste.
Lembro que um irmão queria que eu fosse com ele à Malásia para visitar os irmãos lá. Eu desejava isso, e então disse: “Claro, eu irei”. Fizemos o itinerário e, à medida que o dia se aproximava e era hora de comprar nossas passagens para a partida, comecei a ficar desconfortável. Comecei a perder minha paz. Depois de um tempo, não consegui dormir pensando nisso, até que finalmente liguei para o irmão e disse a ele que não iria. E assim que fiz isso, minha paz voltou e eu dormi como um bebê naquela noite! O que aconteceu foi que eu havia consentido em seguir um caminho em que não tinha paz.
Vamos para outro versículo que ilustra esse ponto de ser guiado pelo sentido da presença do Senhor – Salmo 32:8: “Instruir-Te-ei, e ensinar-Te-ei o caminho que deves seguir; guiar-Te-ei com os Meus olhos”. Todos nós sabemos que é preciso estar bem perto de uma pessoa para ser guiado pelos seus olhos. Isso tem a ver com proximidade e implica estar em comunhão com o Senhor. Se eu olhasse para minha esposa de onde estou aqui, acho que não poderia ver o movimento dos seus olhos, mas, se eu estivesse mais perto dela, veria. E isso é realmente o que é comunhão – a proximidade do coração e do pensamento ao Senhor. É o que desejo em minha vida.
Isso me lembra duma história que ouvi de um homem que estava na Inglaterra, ou talvez na Escócia, onde eles caçam muitas raposas e coelhos. Eles têm seus cães para perseguir esses coelhos de maneira organizada, e assim eles caçam! Um homem perguntou a um daqueles treinadores de cães: “Como você sabe quando esses cães estão treinados?” O treinador disse: “Isso é muito simples; quando saímos para caçar, e um coelho atravessa o nosso caminho, e o cão se vira e olha para mim antes de ir atrás do coelho, eu sei que ele está treinado”. O cão sabe muito bem que deve perseguir o coelho, mas ainda olha para o mestre antes de se mover! É exatamente isso que o Senhor está procurando em nós. Pode ser muito óbvio para onde devemos ir, mas ainda precisamos olhar para Ele. Essa é dependência – e o Senhor guiará a alma dependente.
Não demos sequer UM PASSO em nossa vida, se isso significa que vamos perder o senso da presença do Senhor.


[1] N. do T.: Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para muitos estudiosos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”.

2 comentários:

  1. Uns dias antes de ler este livro, orei e pedir o Senhor Jesus uma direção, pois estava, muito aflita. Ja tinha tomado a decisão mas não sabia se era da vontade de Deus. De repente cai aqui e o Senhor falou comigo, fica mais um tempo. Foi muito bom ter lido este livro pois mim fez ver que quem está no comando de minha vida é o meu Senhor, pour mais que eu queira comandar Ele esta no controle. Ótimo livro

    ResponderExcluir