segunda-feira, 22 de junho de 2020

3) Entregarmo-nos ao Senhor

Vamos passar para 2 Coríntios 8:4-5. “Pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus. Aqui temos uma terceira coisa que é claramente a vontade de Deus para nossa vida – é nos entregar ao Senhor! Paulo estava exaltando a bondade dos santos macedônios porque eles se entregaram ao Senhor. Ele estava dizendo aos coríntios que eles haviam se entregado sem reservas ao Senhor; e um dos resultados práticos dessa devoção foi o fato de terem dado um donativo monetário ao serviço do evangelho.
Portanto, se você quer saber qual é a vontade de Deus para a sua vida, é se entregar ao Senhor Jesus e ao Seu serviço. Isso é chamado de dedicação. Isso nos lembra de Provérbios 23:26, que diz: “Dá-me, filho meu, o teu coração”. Quando chegamos ao Senhor pela primeira vez e somos salvos, e temos nossos pecados perdoados, há uma alegria inicial que é maravilhosa. Mas ter um gozo e felicidade sustentados em nossa vida Cristã requer o abandono do domínio de nossos desejos e a rendição de nossa vida ao Senhor. A dedicação deve acontecer no momento da salvação, mas muitas vezes há um intervalo de tempo na vida do Cristão antes que entreguem sua vida ao Senhor. Você pode dizer: “Eu quero saber qual é a vontade de Deus para a minha vida”. Bem, essa é a vontade de Deus para a sua vida! Aqueles Cristãos que se entregaram ao Senhor são os Cristãos felizes e frutíferos!
Ora, essa rendição envolveria doar nosso tempo, nossas energias, nosso dinheiro – o que quer que tenhamos, entregamos ao Senhor e dizemos: “Senhor, não é mais meu; Só estou segurando para Ti como mordomo! Quero fazer Tua vontade em minha vida, dando a mim mesmo e tudo o que tenho para Ti, para ser usado para Tua glória.”
Uma vez, depois de uma reunião evangélica muitos anos atrás, onde o Sr. Moody estava pregando, ele foi perguntado se sabia de alguém que tenha sido convertido pela pregação. Ele disse: “Sim, dois e meio”. E a pessoa que perguntou a ele disse: “Com isso, Sr. Moody, suponho que você queira dizer que havia dois adultos e uma criança”. Ele disse: “Não, duas crianças e um adulto!” A razão pela qual ele chamou o adulto de meio, foi que os adultos já viveram metade da vida. Você já pensou nisso? Os adultos de meia idade já têm metade da vida! O melhor ou o máximo que eles podem dar é a segunda metade – a única parte que resta. Mas e você, querido jovem? Você pode dar toda a sua vida ao Senhor, se fizer isso agora, quando jovem!
Agora você pode dizer: “Eu não entendo o que o Senhor quer da minha vida! Eu sou apenas um Cristão comum. Eu não tenho nenhum dom especial. Tenho até medo de orar na reunião de oração!” Caro jovem, eu diria a você, não se preocupe com isso. O que Deus quer que você faça é dar sua vida ao Senhor Jesus; Ele o direcionará como achar melhor e você verá o que Ele pode fazer com isso – você ficará surpreso! Cada um de nós recebeu um dom e graça para ocupar nosso lugar no corpo de Cristo. Seu dom se manifestará quando você se dedicar ao Senhor. Com o tempo, isso se tornará evidente. Ele o guiará e fará de sua vida uma bênção. Mas tudo começa com você se entregando ao Senhor.
Você sabe, quando falamos em entregar nossa vida ao Senhor, mal podemos falar sobre isso sem nos referirmos à cruz. A motivação para entregar nossa vida ao Senhor vem do amor e graça que Ele demonstrou lá. É na sombra da cruz que tomamos decisões para entregar nossa vida a Ele. Se o significado da cruz alcançasse nossa alma – percebendo o que o Senhor Jesus fez por nós, não teríamos problemas em entregar nossa vida a Ele. Não teríamos problemas em confiar n’Ele quando vemos um amor assim! Eu acho que cinco vezes é dito no Novo Testamento: “Ele Se entregou” por nós. Ora isso deve nos levar a nos entregarmos a Ele!

No tribunal de Cristo, então assentado,
Por Ele, Seu plano, sobre mim, explicado,
O plano da minha vida, como fora feito,
Se tivesse sido do Seu jeito
E vejo, como o bloqueei aqui
E o entravei ali,
Não cedendo em meu querer.
Poderá, no olhar do Salvador, tristeza ter.
Embora ainda me ame e se possa ver?
Queria-me rico, mas eis-me pobre,
Despojado de tudo, exceto Sua graça nobre,
Minha memória foge-me qual caça a seguir
Por caminhos que não posso mais ir.
Senhor, os anos que ainda tenho,
Eu, em Tuas mãos, empenho.
Toma-me, quebranta-me, amolda-me,
Segundo o plano com que Tu modelaste-me.

Que essa seja a oração de cada um de nós aqui esta noite – que peçamos ao Senhor que faça o que for necessário para tornar nossa vida moldada à Sua vontade! Um irmão nos falou sobre aqueles que são “Cristãos de um quilômetro” (Mt 5:41). Depois, ele falou sobre aqueles que são “Cristãos de dois quilômetros” – aqueles que vão além do que lhes é pedido. Depois, outro irmão me disse: “E aqueles que são Cristãos de meio quilômetro – que só andam até a metade do caminho?” Eu pensei sobre isso – sim, eu conheço isso! E suspeito que não estou sozinho! Hoje à noite, Deus quer que nos revelemos e nos revelemos como Cristãos; e é aí que a felicidade e a realização entram no caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário