segunda-feira, 22 de junho de 2020

3) Por Meio da Providência

Passemos agora a Provérbios 16:9: “O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” E também em Jeremias 10:23: “Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos.” Aqui temos dois versículos que nos trazem outra maneira pela qual Deus guia – isto é, por Sua providência. Você pode perguntar: “O que é providência?” São os caminhos de Deus trabalhando por trás da cena na vida dos homens. Visto que o Senhor tem todo poder no céu e na Terra à Sua disposição, Ele pode, e atua, em todas as cenas da vida cotidiana. Nada acontece por acaso. Diz em Lamentações 3:37: “Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?” Nada pode acontecer sem que Ele o determine. Ouvimos na conferência de Walla Walla que Cristo “sobre todas as coisas” foi constituído “como cabeça da Igreja” (Ef 1:22). Tudo o que viesse tocar a vida daqueles que comporiam a Igreja, Ele está sobre isso. Ele não permite nada senão o que Ele quer que nos toque. Esta é a Sua providência divina. Ele nos guia por certas coisas que Ele permite que entrem em nossa vida, pelas quais discernimos a vontade de Deus.
Agora temos que ter cuidado ao sermos guiados pelas circunstâncias, porque podemos ser enganados. O perigo está em tentar interpretar as circunstâncias quando não estamos em comunhão. Realmente, em todas essas coisas temos que estar em comunhão com o Senhor para discernir Sua mente. Se não estivermos, acharemos que sentimos a presença d’Ele quando não a temos; também interpretaremos mal as Escrituras e também interpretaremos as várias circunstâncias de nossa vida.
Passemos a Atos 16:9-11 para um exemplo de orientação guiada pelas circunstâncias. “E Paulo teve de noite uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. E, navegando de Troas, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia, e no dia seguinte para Nápoles”. Foi aqui que o evangelho entrou na Europa pela primeira vez. Em Troas, Lucas encontrou-se com Paulo, Silas e Timóteo; e eles se tornaram uma comitiva de quatro missionários. Paulo concluiu dessa “visão” que teve – uma circunstância que Deus providencialmente trouxe à vida – que o Senhor os chamava para irem à Macedônia, que é o norte da Grécia. Este é um exemplo de como Deus pode usar as circunstâncias para nos guiar no caminho de Sua vontade. Não é que tenhamos uma visão exata, mas Ele nos guiará por uma circunstância inconfundível que acontecerá.
A providência de Deus é vista novamente no versículo seguinte, onde diz que eles navegaram por dois dias. (Eles chegaram a Samotrácia, que é uma ilha do outro lado do mar Egeu, em um dia. Então, no dia seguinte, chegaram a Nápoles, na Macedônia.) Isso é muito interessante para mim. O vento os ajudou a fazer uma rápida viagem por meio daquela água. Você poderia dizer que o Senhor estava abrindo o caminho e ajudando-os. Veja alguns capítulos mais adiante neste livro, em Atos 20:6, quando Paulo teve uma ideia de ir a Jerusalém, mas o Espírito de Deus o estava orientando a seguir o outro caminho. Ele teve que atravessar o mesmo trajeto marítimo, apenas no sentido contrário; mas diz ali: E, depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Troas”. Observe que a jornada levou cinco dias! Quando o Senhor estava chamando Paulo para ir para o Oeste, para a Macedônia, levou apenas dois dias para fazer a jornada, mas quando ele estava indo contra a liderança do Espírito (At 20:22-23, 21:4, 10-14), levou cinco dias! Os ventos sopravam contra o navio, que retornava a Troas. O que podemos aprender com isso? As circunstâncias estavam indicando que ele não estava agindo de acordo com a perfeita vontade de Deus. Temos que estar perto do Senhor para discernir Sua mente em tais circunstâncias. Isso, como dissemos, requer comunhão.
Deus pode usar pequenas coisas, mas se estivermos perto o suficiente d’Ele, discerniremos isso. Talvez haja algo em alguém que o irrite e você queira dizer a ele ou ela o que acha que precisa ouvir. Você quer, como se diz, “desabafar”, e assim você pega o telefone, mas a linha está ocupada! Então você liga novamente, mas ainda está ocupada. Talvez você tente várias vezes. Em uma situação como essa, pode ser que o Senhor esteja dizendo para você não fazer isso! Você provavelmente dirá algo do qual se arrependerá depois e o Senhor está tentando livrá-lo disso. Talvez seja apenas a carne em você que queira fazer com que essa pessoa tome uma reprimenda. O Senhor permitiu que esse sinal de ocupado acontecesse repetidamente por uma razão – talvez Ele esteja lhe dizendo que você está indo contra a vontade d’Ele.
Vamos passar para uma ilustração no Velho Testamento, do Senhor guiando pelas circunstâncias – Gênesis 24. Isso foi feito com Abraão enviando seu servo para encontrar uma “ajudadora” (uma esposa – Gn 2:18 – AIBB) para seu filho Isaque. Eu suspeito que não são poucos os jovens aqui esta noite que tenham esse desejo de encontrar sua companheira designada por Deus para a vida toda, e isso é bom. Abraão usou seu servo, que é um tipo do Espírito Santo – e espero que você permita que o Espírito o guie nesse importante assunto de sua vida.
Encontramos que este homem orou sobre isso; e colocou diante do Senhor algo que, se acontecesse, ele poderia entender, como vindo do Senhor, que havia encontrado a jovem certa. Ele orou para que, quando pedisse água à jovem, ela estivesse disposta a dar-lhe de beber, mas mais do que isso, que ela se oferecesse para dar de beber a seus camelos também. E foi exatamente o que aconteceu! Então você vê que foi uma circunstância que o guiou.
Gênesis 24:27 diz: “Bendito seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a Sua beneficência e a Sua verdade de meu senhor: quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.” Ele bendisse a Deus e agradeceu a Ele por trazer à tona circunstâncias que o guiaram à pessoa certa. E quando ele conversou com ela e descobriu de quem era filha, era exatamente a pessoa que ele procurava, pois seu mestre Abraão havia lhe dito para conseguir alguém da mesma linhagem familiar.
Sabe, você pode obter muitas lições deste capítulo em relação a essa decisão muito importante em sua vida. Não é interessante como eles foram colocados juntos? Ele estava procurando por uma jovem do mesmo parentesco. Por que ele deveria estar tão preocupado com isso? Bem, é muito importante encontrarmos alguém, uma alma gêmea, se você quiser chamar assim – um companheiro entre aqueles que têm uma fé preciosa como você. Sempre me incomoda quando vejo alguém saindo em busca de uma esposa ou marido em outras comunidades Cristãs – ou talvez até no mundo, porque sei que será difícil na área de compatibilidade.
Tenha cuidado em procurar, por assim dizer, dentro de sua própria tribo. Essa é uma expressão tirada de Números 36, onde os filhos de Israel foram instruídos a se casar dentro de sua própria tribo. Aplicando isso a nós mesmos em figura, como Cristãos, seria casar-se dentro de nossa própria irmandade – em outras palavras, entre aqueles reunidos ao nome do Senhor.
É interessante que, com as cinco filhas de Zelofeade, quando se tratava de herdar a terra, cada uma delas recebeu uma porção, o que era bastante incomum. Normalmente, a herança em Israel era dividida entre os homens da família, e era esperado que as mulheres se casassem com alguém que teria sua própria parte do pai dele. Mas como essas mulheres não tinham irmãos, a herança de seu pai chegou até elas. Isso significava que os homens que se casaram com elas receberam uma porção dupla! Aqueles homens teriam sua parte do pai, e essas mulheres também teriam uma parte. Isso as tornou jovens cobiçadas para serem recebidas em casamento! Mesmo que uma delas fosse chamada “Hogla”![1] Não tenho certeza de como ela era, mas o homem que se casou com ela recebeu uma porção dupla. Você pode ler sobre isso em Josué 17. Havia “dez quinhões” que caíram em Manassés por causa das filhas de Zelofeade.
Conversando com os jovens irmãos agora; se você se interessar pelas moças da reunião que são espirituais e procura continuar com o Senhor, receberá uma porção dupla! Elas vão trazer para o casamento algo que aprenderam com a experiência de caminhar com o Senhor, e isso será valioso. Não perca isso. Se você já tomou parte da herança e a jovem com quem se casa tem uma porção também, que casamento maravilhoso será! Olhe para o Senhor – Ele o guiará nesta importante decisão.
Note: ele disse: “o Senhor me guiou no caminho.” Ele estava andando no caminho, que indica a atividade em fé, quando o Senhor o guiou. Isso nos mostra que Deus guia Seu povo quando eles avançam em fé. É algo como o leme de um navio. Ele guia o navio, mas apenas quando o navio está em movimento. Se o navio estiver atracado, o capitão pode mover o leme para um lado e para o outro sem que haja qualquer mudança de direção. O navio tem que estar se movendo para que o leme funcione. E é o mesmo conosco. Devemos avançar no exercício da fé. Precisamos avançar e confiar no Senhor; Ele honrará a fé e abrirá o caminho. Às vezes, esperamos que o Senhor abra o caminho enquanto apenas nos sentamos e esperamos que Ele se mova. Mas Ele quer que estejamos em exercício – em movimento – e então Ele honrará esse passo de fé e nos direcionará.
O Senhor também pode tornar Sua vontade conhecida em circunstâncias negativas. Diz no Salmo 32:9: “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti”. Às vezes, se não estamos em comunhão com Ele, o Senhor ainda pode nos guiar. Mas não é muito agradável! Ele usa “a escola da força bruta”, por assim dizer. O cavalo que está sendo dirigido pelo cabresto e freio ilustra isso. Não é muito agradável para um cavalo ter a boca puxada de um lado para o outro.
Você sabe, o que caracteriza um cavalo é que ele dispara – geralmente por pequenas coisas. Uma pessoa deixa cair no chão algo que produz um som agudo e alto, e o cavalo foge – ele sai correndo. Isso nos fala de impulsividade. Corresponde a correr quando o Senhor não nos chamou para correr – é dar um passo quando o Senhor não nos instruiu dessa maneira. Ele está dizendo aqui: “Não seja assim”. Às vezes, nos movemos rápido demais nas decisões da vida e nos metemos em dificuldades. A Escritura diz: “o que se apressa com seus pés erra o caminho” (Pv 19:2 – AIBB). Também diz: “aquele que crer não se apresse” (Is 28:16).
Por outro lado, podemos ser como a mula. Você sabe, uma mula é caracterizada por teimosia. Meu pai costumava nos contar uma história que aconteceu na Primeira Guerra Mundial (1914-18), quando eles usavam muitas mulas para carregar cargas, etc. Ele disse que passavam momentos terríveis. Ao entrarem em batalha, os pobres animais ouviam aquelas explosões eclodindo e, com medo, ficavam teimosos e simplesmente não se mexiam. Os capitães e sargentos tinham que pegar uma arma e colocá-la na cabeça, matar o animal e trazer outro no lugar. Podemos ser teimosos assim também. O Senhor pode querer que façamos alguma coisa, mas não fazemos. Felizmente, ele não lida conosco em medidas drásticas, como aqueles soldados fizeram com suas mulas. Em vez disso, Ele nos ensina a obedecer e aprendemos a fazer a vontade d’Ele.
Conheço um jovem que queria ir a um lugar que era questionável, mas estava apreensivo, tendo consciência sobre isso. Porém queria desesperadamente ir, e estava realmente lutando com isso. No seu quarto no andar superior, ele tinha um calendário com um versículo para cada dia. Não era o calendário usual; era uma caixa com um visor e dentro havia um rolo com versículos. A cada dia você avançava para um novo versículo. Como estava inquieto com o que queria fazer, ele pensou em ir ao seu calendário e avançar para um novo versículo. Talvez, pensou ele, isso lhe desse alguma luz para sua situação atual. Tenho certeza de que provavelmente esperava um versículo como o que o Douglas, em outra reunião, estava lendo para nós: “Ide”! (2 Rs 6:2) Quando ele girou o rolo, surgiram em grandes letras pretas: “POR FAVOR, VOLTE!” Ele havia chegado ao fim do rolo e estava na hora de enrolar de volta ao começo! Não era um versículo das Escrituras, mas certamente falava com ele. O ponto aqui é que Deus pode usar qualquer coisa para nos direcionar no caminho. E se estivermos em comunhão, discerniremos Sua mente por meio dela. Provérbios 3:5-6 diz: “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” O Senhor Se deleita em nos guiar no caminho; e uma das marcas de Sua orientação é que Ele endireita nossa vereda. Se o caminho que você está pensando seguir é algo complicado, não parece ser a direção do Senhor. Quando Ele abrir o caminho para seguirmos, será uma coisa simples e clara. Precisamos orar como salmista: “Ensina-me, SENHOR, o Teu caminho e guia-me pela vereda direita” (Sl 27:11).
Se você está orando por algo, e não vem uma resposta clara – nenhuma “vereda direita” se abre nessa direção, provavelmente é porque o Senhor está indicando que Ele deseja que você permaneça onde está – pelo menos por enquanto.
Uma coisa que é tão importante quando somos guiados pelas circunstâncias é que devemos estar em comunhão para discernir a mente do Senhor nas coisas que acontecem em nossa vida. Caso contrário, poderíamos facilmente interpretar as circunstâncias de uma maneira errada e ser enganados. Jonas estava em mau estado e, quando queria ir para Társis, desceu para Jope; e eis que ele encontrou um navio indo para aquele lugar exato! Ele poderia ter dito: “Oh, as circunstâncias estão se abrindo para mim; eu estou justificado em seguir esse caminho. Mas, era exatamente a direção oposta que o Senhor queria que ele seguisse!
Se estamos inflexíveis e determinados a tomar uma direção particular, o Senhor pode simplesmente nos deixar seguir por esse caminho, para que provemos o fruto do nosso próprio caminho. Diz no Salmo 106:15: “E Ele satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar a sua alma.” Como eu disse, Ele pode nos ensinar pelo “método da força bruta” que seguir a nossa própria vontade nunca é bom.




[1] N. do T.: Em inglês a palavra “Ogle” significa “olhar amoroso”. O autor está jogando com as palavras “Ogle” e “Hogla”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário