segunda-feira, 22 de junho de 2020

4) Por Meio dos Profetas

Agora, para vermos a quarta maneira pela qual o Senhor guia, passemos a Provérbios 11:14: “Não havendo sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança.” Então, no capítulo 12:15: “O caminho do tolo é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” Aqui temos outra maneira pela qual o Senhor nos guia – pela boca dos profetas! Você diz: “Deus ainda usa profetas hoje? De fato, Ele usa. Ele usará seus irmãos como profetas ou profetisas para expressar Sua mente. Um de seus irmãos pode chegar até você com a Palavra de Deus em sua boca e dar-lhe alguns conselhos divinos – solicitados ou não. Eles estão agindo como profeta ou profetisa, e precisamos ouvi-los.
Sendo assim, exorto você a ouvir aqueles que conhecem os caminhos de Deus, que andaram com o Senhor e têm experiência no caminho. Eles podem dar bons conselhos em relação às decisões da vida. É preciso ter cuidado, é claro, porque existem muitos conselhos gratuitos por aí. Se você ouvir todos, poderá seguir alguns conselhos ruins. Lembre-se, eu disse que em cada uma dessas quatro maneiras pelas quais Deus nos guiaria, devemos estar no estado correto de alma para começar. Então, se alguém lhe der um mau conselho, você poderá discerni-lo.
Deixe-me lhe dar um exemplo. Estamos pensando em vender nossa casa, e ouvi o conselho de vários irmãos; alguns aconselharam que vendêssemos e outros disseram que não vendêssemos. O que devemos fazer? Eu acho que o conselho de Jim foi o melhor; ele disse: “Espere no Senhor”. Ele não se comprometeu de uma maneira ou de outra, e acho que isso é bom. Se alguém pedir seu conselho e você não tiver certeza do que dizer, seria melhor dizer isso. Não há nada de errado em dizer: “Eu não sei. Não quero guiar você numa direção incorreta”.
Agora vamos passar para 2 Reis 6:8-12: “Então o rei da Síria guerreava contra Israel, e se aconselhou com seus servos, dizendo: em tal e tal lugar será o meu acampamento. E o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Cuidado para não passar por esse lugar; pois ali os sírios desceram. E o rei de Israel enviou ao lugar que o homem Deus lhe disse e o advertiu, e se salvou ali, nem uma nem duas vezes. Portanto, o coração do rei da Síria estava dolorido por isso; e chamou seus servos, e disse-lhes: Não me mostrareis qual de nós é para o rei de Israel? E um dos seus servos disse: Nenhum, meu senhor, ó rei; mas Eliseu, o profeta que está em Israel, diz ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto.”
Aqui temos um exemplo de como obter bons conselhos. O rei de Israel estava sob ataque do rei da Síria; e vemos Eliseu falando a Palavra de Deus para ele. Ele disse ao rei de Israel: “Não vá a tal lugar, porque Deus me disse que seu inimigo está lá e está esperando para emboscar você”. Enquanto o rei ouvia o profeta, ele estava seguro. A tendência hoje é matar o profeta, porque não gostamos do que ele nos diz. Mas o rei aqui ouviu o profeta e agiu em cima disso, e diz que ele “se salvou ali, nem uma nem duas vezes.”
Isso é muito instrutivo, porque há certos lugares neste mundo que um filho de Deus não deveria ir. Nosso inimigo certamente está lá, e provavelmente seremos mortos se formos para lá. Para você, pode ser um lugar diferente do que para mim. Quaisquer que sejam seus hábitos ou interesses, seu inimigo pode montar acampamento lá para atacá-lo. Suponha que seja um esporte em particular que cativou seus interesses e seu tempo – é um lugar em que seu inimigo pode tentar fazer você tropeçar e arrastá-lo cada vez para mais longe. Em tal situação, seria melhor não ir para “tal e tal lugar”.
Somos os guardiões de nosso irmão e precisamos avisar um ao outro se percebermos que alguém está entrando em algo que pode ser prejudicial à sua vida espiritual. Um irmão ou irmã fiel pode ver isso em nossa vida e nos alertar sobre os perigos. Dessa maneira, eles estão agindo como profeta ou profetisa. Podemos não gostar, mas a Escritura diz: “Não desprezeis as profecias” (1 Ts 5:20).
No começo, estávamos falando de Paulo indo a Jerusalém quando o Espírito de Deus estava levando a outro lugar; e dizia: “E, achando discípulos, ficamos ali sete dias: os quais pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.” (At 21:4) Aí temos a voz de irmãos agindo como profetas – aos quais Paulo faria bem em ouvir. Um pouco mais tarde, no capítulo, um profeta chamado Ágabo disse a mesma coisa a Paulo, e demonstrou isso diante dele, pegando o cinto e amarrando-o a ele. Estes são exemplos de irmãos que nos profetizam para nosso próprio bem. Provérbios 25:12 diz: “Como pendentes e joias de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento” (ARA). Que cada um de nós tenha esse ouvido atento.
Vimos quatro maneiras pelas quais Deus nos guia:
  • Sua presença.
  • Seus princípios.
  • Sua providência.
  • Seus profetas.
Agora, em resumo, eu diria que o essencial nesta questão de discernir a vontade do Senhor gira em torno de nosso estado de alma. Precisamos abandonar nossas vontades no assunto – isto é, não ter nenhuma vontade própria na coisa. Sei que isso não é fácil, mas são aqueles que não têm vontade própria em um assunto que irão discernir a vontade de Deus. O Salmo 25:9 diz: “Guiará os mansos retamente: e aos mansos ensinará o Seu caminho.” Uma pessoa mansa é alguém que não impõe sua vontade. Isso não significa que devemos ser apáticos nessas coisas; já falamos sobre a necessidade de ser exercitado no conhecimento de Sua vontade, mas se formos mansos, o Senhor promete que Ele nos guiará.
Uma coisa reconfortante, devo acrescentar, é que, se estamos agindo em fé, o Senhor não nos permitirá cometer um erro. A Escritura diz: “aos que Me honram honrarei” (1 Sm 2:30). Deus honra fé; e se estivermos dando passos errados em algum assunto, mas estivermos honestamente buscando fazer o que acreditamos ser a vontade d’Ele – tentando agradá-Lo, Ele nos impedirá de cair em algo que seria um erro. Não é um pensamento reconfortante? Que Deus bom temos!
Há uma ilustração desse ponto em Gênesis 20. Abimeleque tentou tomar a esposa de Abraão (que pensava ser irmã de Abraão) como sua esposa. Ele fez isso em ignorância – na “integridade” de seu coração e na “inocência” (ARA) de suas mãos. Mas Deus veio a ele em um sonho e disse que ela era a esposa de outro homem. “E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei Eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também Eu te tenho impedido de pecar contra Mim; por isso te não permiti tocá-la” (Gn 20:6). Abimeleque não estava ciente dos fatos, mas Deus o protegeu de cometer um grande erro. E acredito que Ele também nos protegerá de cometer um erro, se estivermos buscando algo em fé que não seja a Sua vontade.
Agora é verdade que, se precisarmos da disciplina, Ele pode, como mencionado anteriormente, nos conceder o que pedimos, mas fazer definhar a nossa alma (Sl 106:15), mas isso seria para nos ensinar algo que de outra forma não poderíamos aprender na escola de Deus – e isso seria apenas por conta da teimosia do nosso coração. Mas esse é um assunto diferente. Normalmente, se continuarmos com boa consciência e agirmos com fé em um assunto específico, o Senhor entrará em cena e impedirá que façamos algo que não é a Sua vontade. Isso deve ser um tremendo consolo para nós e nos dá segurança para seguir adiante com fé, confiando n’Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário