segunda-feira, 22 de junho de 2020

5) Chegar ao Conhecimento da Verdade

Vamos abrir em outra passagem, 1 Timóteo 2:3-4. “Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” Aqui temos outra coisa que é a vontade de Deus para nossa vida – Ele não nos quer apenas que sejamos salvos, mas também que cheguemos ao conhecimento da verdade. Ele quer que aprendamos a verdade! Quão importante é isso! Se não o fizermos, seremos lançados de um lado para o outro por todo vento de doutrina que surja (Ef 4:13-14). O inimigo de nossa alma poderia facilmente nos levar a alguma linha de coisas onde poderíamos ser tirados dos trilhos. Além disso, não podemos ser de muita utilidade para o Senhor ao levar a verdade – defender a fé, se não a conhecemos!
O corpo de conhecimento Cristão que nos foi dado precisa ser entendido e praticado. Para aprender a verdade, é preciso tempo e diligência. Nós devemos nos aplicar. Aprendemos com Provérbios 22:17-21 que devemos aplicar nosso coração à sabedoria e ao aprendizado da Palavra de Deus.
Judas 3 nos diz que devemos “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Observe que a fé (o corpo do conhecimento Cristão) foi entregue aos santos. Os santos de Deus são os guardiões da verdade, não os apóstolos. Deus não entregou a verdade aos apóstolos para guardar; Ele a entregou por meio dos apóstolos, mas aos santos. O que estou dizendo aqui é que Deus quer que todos tenhamos a verdade. Não devemos ter a ideia de que aprender a verdade é apenas para aqueles que ministram a Palavra publicamente – para os irmãos que ensinam nas reuniões. Não, a verdade é para todos os santos terem e desfrutarem! Isso significa que todos nós precisamos diligentemente examinar as Escrituras (At 17:11-12).
Você sabe, existem muitos conceitos errados sobre aprender a verdade – alguns deles, suspeito, são apenas desculpas para a preguiça. Alguns dizem que você não precisa se preocupar em estudar as Escrituras; que ir às reuniões é suficiente – você absorve a verdade apenas por estar lá – meio que por osmose. No entanto, conheço pessoas que frequentam as reuniões há anos e anos e ainda sabem muito pouco da verdade que já foi entregue aos santos. É possível ser como o jovem que, em relação às reuniões, disse estar “presente no corpo, mas ausente em mente!” Ele estava lá, mas sua mente estava nas nuvens! E suspeito que ele não seja a única pessoa que já foi assim. Vir às reuniões não é suficiente; temos que nos aplicar nas coisas de Deus. Não devemos encarar isso como trabalho; é um privilégio! Quão maravilhoso é o aprendizado das Escrituras! “Oh! quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca” (Sl 119:103).
Outro equívoco que alguns têm sobre aprender a verdade é que é realmente possível apenas para alguns poucos que têm um “dom”. Você pode estar pensando e dizendo: “Alguns desses irmãos aqui têm um dom para isso, mas eu não; portanto, não faz sentido tentar me aplicar a esse tipo de coisa”. Deixe-me dizer, não há verdade nisso! Não existe dom para aprender a Palavra de Deus. O dom é para dar o que Deus lhe deu. Vai sair de você de uma maneira um pouco diferente da pessoa ao seu lado, porque todos temos dons diferentes. Tudo o que é necessário para aprender a verdade é diligência e obediência. E isso é algo que está ao alcance de todos nós!
Ouvi falar de outra desculpa que alguém deu – e isso realmente me deixou aborrecido. Essa pessoa disse: “Como não é a verdade que nos mantem, não me preocupo muito com ela. E, de qualquer maneira, aqueles que se preocupam parecem fazer uma bagunça ao criar suas famílias!” Que triste é isso! É uma desculpa para a preguiça. Além disso, simplesmente não é verdade. Esse tipo de pensamento é o produto de uma expressão entre nós cujo significado foi alterado, e eu vou lhe dizer o que afirmam: “A verdade não vai mantê-lo”. Você já ouviu isso? Tenho certeza de que ouviu. Eu nunca encontrei isso em nenhum dos livros antigos de ministério. Os irmãos mais velhos costumavam ensinar: “A verdade por si só não irá mantê-lo!” Mas, em algum momento nos últimos anos, perdemos um pouco dessa verdade e reduzimos a afirmação para “A verdade não vai mantê-lo”. Infelizmente, a geração atual ouve isso e diz: “Qual é o sentido de ter a verdade então? Ela não vai me manter!” O resultado é que eles não veem necessidade de se dedicar a aprendê-la. Realmente, o ponto é que a verdade por si só não vai nos manter, porque a comunhão deve ser acoplada a ela. Na verdade, temos várias Escrituras que nos dizem que a verdade nos manterá, se a retivermos em comunhão. O Salmo 40:11 diz: “guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade”. A Palavra de Deus pode preservar você no caminho, dando-lhe princípios que guiarão seus pés. Seremos preservados no caminho se praticarmos essas coisas em comunhão com o Senhor. O Salmo 17:4 diz: “pela Palavra dos Teus lábios me guardei das veredas do destruidor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário