segunda-feira, 22 de junho de 2020

O Pré-requisito Necessário – Um Bom Estado de Alma

Assim, tendo falado sobre essas coisas gerais relacionadas à vontade de Deus, gostaria agora de examinar quatro maneiras principais pelas quais o Senhor nos guia nos pequenos detalhes de Sua vontade. Ora, quando falamos do assunto de ser guiado pelo Senhor, é impossível, realmente, falar sobre isso sem supor que haja um estado adequado de alma no crente a ser guiado. Com isso em mente, quero primeiro examinar alguns versículos que abordariam o estado de nossa alma.

DISPOSIÇÃO PARA FAZER A VONTADE DE DEUS – João 7:17 diz: “Se alguém quiser fazer a vontade d’Ele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se eu falo por Mim mesmo” (ARA). Este versículo estabelece um grande princípio relacionado ao conhecimento da vontade de Deus. O contexto em que é encontrado em João 7 tem a ver com o saber se uma determinada doutrina é correta ou errada. Mas o princípio é amplo o suficiente para ser aplicado a todos os assuntos da vida. O princípio é este: deve haver uma pré-disposição de nossas vontades para querer FAZER a vontade de Deus, custe o que custar! Isso significa que devemos querer fazer a vontade de Deus, mesmo que ela nos faça sofrer. Observe que o versículo não diz: “Se alguém quiser saber a vontade d’Ele, conhecerá...” Em vez disso, diz: “Se alguém fizer a vontade d’Ele, saberá... (KJV). Isso significa que deve haver um compromisso em nosso coração com o fazer a vontade d’Ele, independentemente do que isso possa nos custar. Quando houver essa profundidade de comprometimento, o Senhor certamente nos mostrará Sua vontade.

SEPARAÇÃO DO MUNDO – Romanos 12:2 diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Aqui temos outro ponto em relação ao conhecimento da vontade de Deus, e isto é: estar separado do mundo! A razão para isso é que o mundo e seus princípios afetarão nosso pensamento e nos farão perder o discernimento. Se tivermos algum tipo de ambição ou interesse mundano em nossa vida, é certo que obscureceremos nossa mente quanto a essa questão e isso nos impedirá de conhecer a vontade de Deus para nossa vida. Portanto, é importante não estar em conformidade com o mundo e seus caminhos.

SINCERIDADE – Efésios 5:14-17 diz: “Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Aqui está outro pré-requisito para discernir a vontade de Deus. É preciso haver um sincero exercício de coração. Se temos a atitude de ser descuidado e indiferente ao caminho de fé em que devemos trilhar – de que fala esse versículo – como podemos esperar que o Senhor nos mostre Sua vontade? Isso é hipocrisia. J. N. Darby disse isso apropriadamente: “O Senhor não ilumina um Cristão apático”. Este versículo diz que devemos primeiro nos “levantar”, então o Senhor nos “iluminará” (ARA) o caminho! Há uma ordem moral aqui. Lemos no Salmo 36:9: “na Tua luz veremos a luz”. O Cristão apático e descuidado não receberá luz do Senhor para seu caminho.
Eu provavelmente já contei essa história antes; de qualquer maneira, um professor ficou um pouco chateado com o estado apático de seus alunos. Um dia, ele entrou na sala de aula e, com um giz escreveu no quadro A-P-A-T-I-A. Enquanto escrevia isso em grandes letras, um garoto olhou para ele e pronunciou em voz alta APATIA; depois, voltando-se para o garoto ao lado dele, disse: “O que é apatia?” E o outro garoto disse com desdém: “Quem se importa!” Isso é exatamente o que apatia significa! Ora, se tomarmos esse tipo de atitude em relação ao conhecimento da vontade de Deus para nossa vida, Ele não vai nos ensinar o Seu caminho. Ele quer corações exercitados. Precisamos buscar o Senhor com todo o coração e mente; e Ele certamente nos guiará no caminho, e conheceremos Sua vontade.

NÃO TENDO MOTIVOS OCULTOS – Mateus 6:22-23 diz: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons [se teu olho é são – JND], todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Aqui está outra coisa importante em relação a estar em um estado adequado para discernir a mente e a vontade de Deus, e isso é ter um olho são. Sabemos que nossos olhos naturais são usados para trazer luz ao nosso corpo. Eles recebem luz através das lentes e a mente traduz essas informações em uma imagem para que possamos entender o que estamos vendo. Mas isso só acontece quando nossos olhos estão saudáveis ou “bons” e a luz vinda ao corpo não é impedida. É o mesmo com nossos olhos espirituais; precisamos ter olhos espirituais saudáveis ou bons para que nossa apreensão espiritual não seja prejudicada. Isso equivale a estar em um estado saudável da alma, sem segundas intenções que impedem a entrada de luz espiritual.
O Senhor Se refere a dois estados nos quais o olho humano pode estar e o correlaciona com dois estados de alma nos quais poderíamos estar espiritualmente. Um tem a ver com o olho ser “bom” (são ou saudável) e o outro com o olho “mal” (ou não saudável). Naturalmente, se há algo em nossos olhos que impede a luz de passar por eles e ser transmitida ao cérebro, não seremos capazes de identificar o que estamos vendo. E todos sabemos como algo muito pequeno pode impedir nossos olhos de ver as coisas claramente. Um pequeno grão de areia pode fazer isso! É o mesmo com as coisas espirituais. Ter um olho mau ou doentio em um sentido espiritual é ter segundas intenções em ação em nossa alma, e essas coisas nos impedem de ver certas verdades quando nos são apresentadas. Quão cuidadoso, portanto, precisamos ser em relação ao nosso estado espiritual!

Portanto, se estamos tendo dificuldade em ver e entender a verdade espiritual quando ela é trazida diante de nós, pode ser porque há algum motivo oculto em ação em nossa alma. Sabemos que há um sujeito que, quando trazemos diante dele certa verdade ou princípio da Palavra de Deus, ele costuma dizer: “Eu não consigo ver! Eu simplesmente não consigo ver!” E se nos referimos a outro princípio, ele costuma dizer a mesma coisa: “Eu simplesmente não consigo ver!” E ele está falando sério! E também não tenho dúvidas que ele não consegue ver. Mas por que, podemos perguntar, ele não pode ver? Há algum obstáculo que ele tem – um motivo oculto ou sua vontade está em ação – e bloqueia a luz dessa verdade de ser percebida por sua visão espiritual. Isso nos mostra que ler as Escrituras e orar não são necessariamente suficientes para obter a mente de Deus sobre algo específico – é necessário que haja um estado de alma correspondente para discerni-la. A Bíblia diz: “o que é espiritual discerne bem tudo” (1 Co 2:15).
Há muitos Cristãos que estão, neste exato momento, lendo suas Bíblias e estão buscando a mente de Deus em oração sobre certos assuntos (e são sinceros), mas todos estão em uma névoa sobre o que Deus gostaria que eles fizessem. Eles estão tendo dificuldade em obter luz e discernir a mente do Senhor no assunto, e acredito que é porque há algum obstáculo moral – algum motivo não verificado que está no caminho. Isso apenas mostra como devemos ter cuidado para manter um bom estado de alma. E isso, sabemos, é feito pelo julgamento próprio diário, pelo qual a comunhão pode continuar ininterruptamente (1 Jo 1:9).
Vamos ver agora essas quatro maneiras pelas quais o Senhor nos guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário