segunda-feira, 22 de junho de 2020

A Vontade de Deus

Passemos a algumas Escrituras para alguns pré-requisitos relacionados à vontade de Deus. Efésios 5:15-17 diz: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Aprendemos com esta passagem um grande ponto a ver com a vontade de Deus; e isto é, Ele quer que a conheçamos! Nunca devemos aceitar a ideia de que Deus não está realmente interessado em nos mostrar Sua vontade. Esses versículos nos dizem claramente que Ele está do nosso lado, e Ele quer que conheçamos Sua vontade. Alguns de vocês podem dizer: “Como Deus poderia se interessar por mim como indivíduo, quando existem 7 bilhões de pessoas no mundo?” Amigos, estamos aqui para lhe dizer que Deus está interessado em você! Ele é uma Pessoa infinita que pode acompanhar a vida de cada pessoa neste mundo. E Ele ama cada um deles com um amor especial! O Deus que apresentaremos hoje à noite é um Deus muito pessoal e prático. O Senhor Se importa com você e está interessado em todos os detalhes da sua vida (1 Pe 5:7). Ele não quer que você cometa um monte de erros, fazendo com que sua vida acabe sendo um fracasso, cheia de tristeza e desgosto. Ele quer tomar as decisões em sua vida por você, para que sua vida seja uma bênção, e não um fracasso. Aqu’Ele que sabe todas as coisas, que abunda em todo poder e sabedoria, que guia os planetas e estrelas em perfeita ordem, pode facilmente guiar a vida de um Cristão de passagem por este mundo! Ele sabe o que é melhor para você; e se você colocar sua vida nas mãos d’Ele, provará por experiência a bênção de Sua vontade. E você não vai se arrepender! Nunca vimos um Cristão que colocou sua vida à disposição do Senhor – para ser usado em Seu serviço – dizer no final de sua vida que desejava que não tivesse feito isso! Por outro lado, aqueles que não consideram os princípios da direção de Deus e escolhem seu próprio caminho na vida, geralmente fazem dela uma bagunça. No final, eles estão cheios de remorso.
Portanto, queremos deixar esse ponto perfeitamente claro desde o início – que o Senhor está interessado em nos mostrar Sua vontade para nossa vida. Você pode dizer: “Bem, se isso é verdade, por que Ele não me diz claramente?” Bem, Ele quer; e mostraremos claramente pelas Escrituras qual é a vontade d’Ele para você. Uma das razões pelas quais Ele simplesmente não “vem a público”, por assim dizer, e lhe diz quais são os detalhes de Sua vontade em muitas palavras, é que Ele quer que aprendamos a andar por fé. Ele quer que aprendamos a confiar n’Ele. Isso é algo que deve ser desenvolvido em nossa vida espiritual e é essencial para o nosso crescimento espiritual. De qualquer forma, conheçamos esse grande fato – que Ele quer que conheçamos Sua vontade!
Passemos agora a 1 Pedro 4:1-3: “Ora, pois, que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento: que aqu’Ele que padeceu na carne cessou do pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque é bastante que, no tempo passado da vida, fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias”. Aqui está outro grande ponto sobre a vontade de Deus. Acrescente ao fato de que Ele quer que conheçamos Sua vontade, que Ele também quer que vivamos o resto de nosso tempo fazendo Sua vontade!
Esses versículos que lemos em 1 Pedro nos dizem que nossa vida é realmente dividida em duas partes. É verdade para todos nós, quer sejamos velhos, quer sejamos jovens. As duas partes são o “tempo passado” e o “tempo que vos resta”. Não podemos fazer nada sobre o passado; que pode ter sido vivido para agradar a si mesmo – como diz aqui – “na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens”. Mas podemos fazer algo sobre o resto do nosso tempo. E é sobre isso que queremos falar aqui. Ele não quer que desperdicemos nossa vida vivendo para a carne. Aqueles que vivem para a carne são infelizes e insatisfeitos com a vida. Eles se sentem vazios e frustrados, se apenas admitissem isso. Deus quer que façamos Sua vontade e provemos a bem-aventurança dela.
Vamos ver mais uma passagem introdutória. Abra no Salmo 40:7-8: “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito de Mim: Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração”. O ponto que quero levantar deste versículo é que é um deleite fazer a vontade de Deus! Queremos transmitir isso a você no início de nosso estudo sobre a vontade de Deus – que andar no caminho da vontade de Deus é realmente uma coisa feliz! Menciono isso porque o diabo tentará dizer a você que dar a sua vida à vontade de Deus será algo estéril e chato, e você se arrependerá mais tarde. Amigos, este versículo nos diz que não há verdade nisso! É uma mentira do diabo! Aqueles que deram sua vida à vontade de Deus são as pessoas verdadeiramente felizes e realizadas neste mundo.
Portanto, nessas três Escrituras introdutórias, aprendemos que:
1)   Deus quer que conheçamos Sua vontade.
2)   Deus quer que façamos Sua vontade.
3)   Deus quer que experimentemos o gozo de andar em Sua vontade.

Agora você pode estar dizendo: “Bem, qual é afinal a vontade de Deus?” Para isso, vamos ler Efésios 1:8-10. “Que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência [inteligência – JND]; descobrindo-nos o mistério da Sua vontade, segundo o Seu beneplácito, que propusera em Si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação [administração – JND] da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na Terra”. Essa é a vontade de Deus! Deus ordenou um dia (nós o chamamos de Milênio) no qual Ele exaltará publicamente Seu Filho em duas esferas: no céu e na Terra. E naquele dia, o Senhor Jesus Cristo terá um complemento ao Seu lado – a Igreja, Sua noiva – um vaso de testemunho especialmente formado, por meio do qual Deus manifestará ou transmitirá a glória de Cristo diante do mundo! Colocando de uma maneira simples, A VONTADE DE DEUS É GLORIFICAR SEU FILHO!
O que Deus está fazendo hoje é chamar pessoas de entre os judeus e de entre os gentios pelo evangelho. Eles são o material que comporá aquele vaso de testemunho – o corpo e a noiva de Cristo. O que estou dizendo é que, quando somos salvos, nos tornamos parte daquele vaso especialmente criado que será usado para exibir a glória de Cristo. Foi para isso que Deus nos salvou – glorificar Seu Filho! No entanto, Ele não quer esperar por aquele dia vindouro de manifestação para nos ter glorificando a Cristo; Ele quer que O glorifiquemos agora enquanto estamos aqui neste mundo. E se vivermos nossa vida na vontade de Deus, glorificaremos a Cristo!
Muitos Cristãos se ocupam com o assunto da vontade de Deus com um propósito errado. Eles examinam as Escrituras para descobrir o que Deus tem a dizer sobre eles – eles procuram ver suas bênçãos, seus privilégios e as coisas que dizem respeito à sua vida, etc. Certamente, existe muita coisa na Palavra que fala a respeito disso, mas receio que essa perspectiva seja um pouco egoísta e imatura. A maneira mais elevada e mais abençoada é olhar para a Palavra de Deus para ver qual é a vontade de Deus a respeito de Seu Filho. Queremos procurar Cristo na Palavra e ver o que O glorifica; e então ser encontrado fazendo essas coisas! Como mencionado, Deus quer que Seu Filho seja glorificado neste mundo agora por meio da vida daqueles que compõem Seu corpo! Todos os detalhes de nossa vida devem ser submissos a esse objetivo! Eles são apenas componentes no quadro geral de glorificar Seu Filho. Esta é a chave para entender a vontade de Deus para nossa vida!
Tudo que tem relação com a vontade de Deus em nossa vida deve finalmente apontar para a exaltação e glorificação de Seu Filho. Em todas as decisões que tomamos, queremos levar em consideração esse grande objetivo de Deus. Sua aplicação prática em nossa vida considerará até o tipo de carro que vamos comprar, onde vamos morar, com quem nos casaremos etc. Essas coisas, eu digo, são apenas componentes para o objetivo final da vontade de Deus de glorificar Seu Filho. Se entendermos esse grande ponto, seremos grandemente ajudados a discernir a vontade de Deus para nossa vida.
Então, tivemos diante de nós a “encruzilhada” – o local de decisão. Esperamos que você tome uma decisão aqui hoje à noite para deixar que o Senhor guie sua vida, para que você tenha os efeitos positivos da bênção de Deus em sua vida. A vida Cristã é realmente muito simples – basta fazer a vontade de Deus! O Senhor tem um plano para cada um de nós em nossa vida; e se vivermos nele, provaremos que “o caminho de Deus é perfeito” (Sl 18:30). Esse plano será um pouco diferente para cada um de nós; porque o que Ele tem para você fazer será algo ligeiramente diferente do de outra pessoa, mas os elementos básicos da vontade de Deus são os mesmos para a vida de cada um de nós. Eu quero olhar para essas coisas básicas agora; e então amanhã à noite fazer algumas observações das maneiras específicas pelas quais Ele nos guia.
Agora vamos ver algumas Escrituras relacionadas ao básico da vontade de Deus para nossa vida, porque a Palavra de Deus nos diz muito claramente o que são essas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário